Soja: inúmeros benefícios à saúde, incontáveis malefícios à natureza

A soja, produto saudável, rico em proteínas e que alimenta bilhões de pessoas, tornou-se também um importante fator de desestabilização ambiental no Planeta. Diversos biomas e as comunidades que vivem no campo estão sofrendo graves problemas causados pela produção predatória de soja. 

.USB

Nós, seres humanos, deixamos de viver na pré-história no momento em que desenvolvemos a escrita. Como ela, passamos a narrar nossos feitos, a contar a História do Mundo. Isso aconteceu a mais de cinco mil anos. É dessa mesma época o início do cultivo, para consumo humano, da leguminosa que por aqui chamamos soja, shoyu para os japoneses. Foram eles, os orientais, que batizaram o produto, na Ásia Antiga.

A soja traz incontáveis benefícios à saúde. Reduz os efeitos da menopausa, diminui o colesterol, protege o organismo do câncer. Em geral é amarela, mas também pode ser preta. Esses grãos, os pretos, ajudam a emagrecer. Os fitoquímicos que dão a cor escura à soja preta agem sobre as células que armazenam gordura e favorecem a sua eliminação.

A soja serve para fabricar um monte de coisas: óleos, farinhas, proteínas desidratadas, pães, cookies, salgadinhos, leite, doces, patês, molhos, tofu, pastinhas. Ração para animais. E ai que começa o problema. Para produzir um quilo de carne bovina, são necessários sete quilos de soja. O aumento do consumo de carne é o principal fator de crescimento do plantio de soja no mundo.

O consumo humano também cresceu muito. Em 50 anos, a produção multiplicou-se por 10, de 27 para 270 milhões de toneladas. Boa parte dessa produção aconteceu em áreas de florestas, que foram derrubadas, de forma predatório, para dar lugar aos campos de cultivo.

O aumento da produção de soja tem causado devastação ambiental, expulsão de comunidades tradicionais de suas terras, invasão de terras indígenas.

As empresas privadas realizaram algumas ações para minimizar os impactos socioambientais da produção de soja. Iniciativas, por enquanto, muito aquém do mínimo necessário.

O que você precisa saber:

  • A produção de soja traz benefícios à humanidade;
  • A busca do crescimento a qualquer preço, visando o lucro, enriquece grandes empresas e destrói o meio ambiente;
  • Um planeta ambientalmente desequilibrado torna-se insustentável;
  • A devastação ambiental, o consumismo como mecanismo irreal de busca de felicidade, e a falta de pressão, por parte da sociedade, para que as empresas parem de destruir a natureza, será um caminho sem volta: no futuro, nosso planeta será um lugar muito difícil de viver.

Para saber mais:
Soja: conheça os benefícios do grãoO Xingu na mira da soja; Relatório do Greenpeace sobre a soja na Amazônia; Relatório do WWF sobre a soja: Impactos e Soluções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s